IMG_5900 as Smart Object-1.jpg

Leonel Lopes Fernandes nasceu em Campinas, estado de São Paulo, Brasil. Ainda muito jovem muda-se para Santos, onde passa toda a sua infância e adolescência. Aos 10 anos de idade inicia o estudo do desenho de observação, da perspectiva e da pintura sobre tela. Mais tarde o interesse pela arquitetura e pelo design o leva a cursar Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Aos 24 anos, em julho de 2000, gradua-se Arquiteto Urbanista, desenvolve até 2003 diversos trabalhos ligados à área do design de interiores. Profissional liberal autônomo projeta residências e espaços comerciais e de serviço, como a escola de TV Wolf Maya em São Paulo, o Salão de Beleza Cosmopolitan e a reforma da Boate Mythos em Santos. Datam deste período, também, quatro participações da Mostra de Decoração Casa Natal.

Em 2004 trabalha para um dos principais escritórios de cenografia de eventos corporativos de São Paulo, dirigindo uma equipe de atendimento e criação, onde pode atender a uma variada gama de importantes clientes, entre eles Tim, Voith, Claro, Telefônica, Lycra, Roberto Cavalli, Narciso Rodrigues, Senac e Febraban.

Em janeiro de 2005 muda-se para Londres, buscando a ampliação de suas atividades profissionais. Aprimora seus conhecimentos da língua inglesa e é convidado para dirigir o segmento de produtos para decoração da marca de moda Basso&Brooke, o que inclui pesquisa de mercado e fornecedores, design de produtos, produção e comercialização dentro do mercado internacional.

Em julho de 2006 regressa ao Brasil e fixa residência em Santos, SP.

Em 2007 Leonel Fernandes retoma a atividade da pintura, deixada em segundo plano desde a sua graduação, produz uma serie de telas que são expostas na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Neste período entre a sua volta ao Brasil e os dias atuais, o arquiteto contabiliza mais de uma centena de projetos desenvolvidos e executados na área de arquitetura e design de interiores, como residências, escolas de idiomas, lojas e a sede de um Grupo Religioso. Além disso, totaliza dez projetos para a Mostra de Arquitetura e Decoração Santos Arquidecor (antiga Casa Natal).

Essa gama de diferentes trabalhos representa a diversidade que interessa a Leonel Fernandes, o arquiteto também gosta de restaurar objetos antigos garimpados por suas andanças, de costurar e de cozinhar.