URBANISMO: Jane´s Walk convida pedestres do mundo todo a olhar diferente para suas cidades.

Uma reportagem da Tribuna Online, aqui de Santos, falou da grande importância da escala humana na vida das cidades. É que os prédios cada vez maiores e a ocupação desorganizada, tipicamente em grandes centros, tornam desagradável o caminhar e a interação com a urbanidade. Construções que valorizam a vista para a calçada e no alcance dos olhos trazem o bem-estar aos cidadãos; esta é uma tendência defendida por muitos urbanistas e arquitetos, explica o artigo do jornal.

Pois uma iniciativa internacional prestigia essa vivência. Trata-se do Jane´s Walk, que pode ser traduzido para o português como "Caminhada da Jane". O nome homenageia Jane Jacobs, urbanista americana que dedicou sua carreira à ideia da cidade com horizontes. A caminhada tem uma página para que turmas de pedestres interessados se reúnam em grupos e tracem um roteiro de passeio com supervisão de uma pessoa voluntária, especialista em algum tema caro ao roteiro. Por exemplo, em Santos foi organizado uma caminhada entre ruas e imóveis que foram um imenso circuito de salas de cinema na cidade. Em Tóquio, 80 participantes caminharam num dos distritos que ainda não foi ocupado pelos arranha-céus japoneses em Montreal foi montado um percurso entre igrejas famosas.

Qualquer pessoa interessada pode cadastrar-se no site Jane´s Walk e ir reunindo interessados em fazer o passeio metropolitano. O evento também já aconteceu em Málaga, Buenos Aires, Melbourne, etc.