HISTÓRIA: Por que antigas construções são cor-de-rosa?

Você já se perguntou por que algumas construções antigas são pintadas de cor-de-rosa? A resposta é que antigamente muitas edificações históricas foram cobertas de rosa porque a tinta levava sangue animal na composição. Assim, para efeito de preservação da história, é escolhida essa cor para remeter ao passado.

As casas do período colonial eram revestidas por uma massa obtida da mistura de cal, pó de ostras queimadas, óleo de baleia, sangue de boi e terra. Dessa forma, o tom rosado era inevitável. Eis alguns exemplos de construções que são pintadas de rosa para homenagear o período em que foram erguidas ou a área que hoje ocupam e que antes fora de prédios coloniais: o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, considerado o melhor 5 estrelas do Brasil; a famosa Casa Rosada, sede do governo argentino (construída no século 16). E a Escola de Cadetes, em Campinas (foto acima em destaque).

Apesar disso, o rosa é a segunda cor menos apreciada no mundo, com 17% da rejeição geral. Só o marrom é menos prestigiado, com 20%.